O número de animais de estimação em domicílios aumentou muito nos últimos anos, colocando o Brasil em segundo lugar em maior população de animais domésticos dentro das residências. Com isso tem crescido muito o número de clínicas e hospitais veterinários nas cidades.
As clínicas veterinárias são estabelecimentos destinadas diretamente para o atendimento de animais, realização de consultas, tratamentos clínicos e cirúrgicos. Mas você sabia que para esse tipo de empreendimento é necessário que seja realizado um plano de gerenciamento de resíduos de serviço de saúde (PGRSS)?Então, o Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS) é um documento técnico que estabelece ações de manejo dos resíduos provenientes de todos os serviços relacionados ao atendimento à saúde humana e animal. Sendo assim, devido ao tipo de atividade são gerados resíduos como: Agulhas, gases, frascos de medicamentos, entre outros materiais que são considerados perfurocortante ou infectante que precisam de descartes adequados.
A NBR 7500, definiu os Símbolos de risco e manuseio para o transporte e armazenamento de materiais, para auxiliar na identificação e padronização dos coletores. Como podemos verificar na imagem abaixo.

Então se você possui uma clínica ou costuma levar seu pet em clínicas veterinárias, não deixe de se informar se este estabelecimento está fazendo a segregação e destinação correta dos resíduos. Esta medida ajuda a prevenir doenças e danos ambientais.
Para mais dúvidas entre em contato conosco.