O DESCARTE INCORRETO DE LIXO IMPACTA O MEIO AMBIENTE

Os RSUs – Resíduos Sólidos Urbanos, que são popularmente conhecidos como lixo urbano, são aqueles resultantes da atividade doméstica e comercial dos grandes, médios ou pequenos centros urbanos, o qual merecem atenção especial. Para isso é necessário realiza a separação dos recicláveis para a coleta seletiva e tomar cuidado com certos tipos de resíduos como os eletrônicos, entulhos e objetos cortantes.

Esse “lixo” é composto de diversos itens que variam dependendo da população, da situação socioeconômica e das condições e hábitos de vida de cada pessoa. É possível classificar os resíduos como: papel e papelão, matéria orgânica (restos de comida), plásticos, vidros, metais e outros (roupas, resíduos de eletrodomésticos, óleos…). Existe uma estimativa que diz que cada pessoa produz em média 1.3Kg de resíduos sólidos por dia.

O descarte incorreto destes materiais pode gerar multa, prejudicar o meio ambiente e, no caso de objetos cortantes, ferir os profissionais de limpeza urbana. Para isso as medidas a serem tomadas variam de acordo com o tipo de resíduo (lixo) gerado. Abaixo listaremos alguns resíduos e formas de descartar corretamente.

Resíduos da Construção Civil

Em algumas regiões, existem serviços de coleta de resíduos, os ecopontos, e de tratamento deles. O objetivo é minimizar os danos ambientais e reaproveitar os resíduos de construção civil como agregados reciclados na pavimentação de estradas, construção de blocos de concretos sem função estrutural e afins.

Descarte de lixo eletrônico

De acordo com o estudo Global E-Waste Monitor, feito pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Brasil é o 7º maior produtor de lixo eletrônico do mundo — e o maior da América Latina. O país produz, por ano, 1,5 mil toneladas de lixo eletrônico, mas apenas 3% têm um descarte adequado.

O maior problema do descarte incorreto de lixo eletrônico é que ele libera substâncias com um alto grau de toxicidade. Assim, o risco de contaminação do solo, da água e do ar atmosférico foge ao controle das entidades competentes.

Resíduos Plásticos/Papéis/Vidros/Metais

Estes resíduos pertencem ao grupo considerado recicláveis, pois possuem a capacidade de passar por um processo de transformação, onde o material pode voltar para o seu estado original ou se transformar em outro produto.

Os resíduos recicláveis devem ser separados e armazenados corretamente, estando limpos e secos. Sendo assim a melhor forma de descartar esse tipo de material é separando-os de acordo as suas características e destinando as recicladoras que realização o processo de transformação deste “lixo” em matéria prima novamente.

Resíduos Orgânicos

Os resíduos orgânicos são constituídos basicamente por restos de animais ou vegetais descartados de atividades humanas. Podem ter diversas origens, como doméstica ou urbana (restos de alimentos e podas), agrícola ou industrial (resíduos de agroindústria alimentícia, indústria madeireira, frigoríficos…), de saneamento básico (lodos de estações de tratamento de esgotos), entre outras.

São materiais que, em ambientes naturais equilibrados, se degradam espontaneamente e reciclam os nutrientes nos processos da natureza. Mas quando derivados de atividades humanas, especialmente em ambientes urbanos, podem se constituir em um sério problema ambiental, pelo grande volume gerado e pelos locais inadequados em que são armazenados ou dispostos.

A disposição inadequada de resíduos orgânicos gera chorume, emissão de metano na atmosfera e favorece a proliferação de vetores de doenças. Assim, faz-se necessária a adoção de métodos adequados de gestão e tratamento destes grandes volumes de resíduos, para que a matéria orgânica presente seja estabilizada e possa cumprir seu papel natural de fertilizar os solos.

Quando se faz a separação correta deste resíduo é possível realizar o processo de compostagem, transformando-o em adubo ou fertilizante para o solo.

Resíduos do tipo Rejeito

Os rejeitos são resíduos para os quais ainda não há tecnologia ou viabilidade econômica para o seu reaproveitamento ou reciclagem. Por exemplo, os resíduos de banheiro, como papel higiênico usado, absorventes femininos, camisinha e fraldas descartáveis. O que hoje é rejeito, amanhã pode não ser, se houver viabilidade para a reciclagem ou reaproveitamento. Na Inglaterra, foi inaugurada recentemente uma fábrica de reciclagem de fraldas descartáveis.

É bom lembrar que, na cozinha, também são gerados rejeitos, como guardanapos sujos e filme plástico sujo de sangue que envolve a carne que vem do mercado. Para uma boa gestão dos resíduos em casa, uma dica é colocar sobre a pia da cozinha duas pequenas lixeiras – uma para orgânicos e outra para rejeitos.


Fonte: Ministério do Meio Ambiente, Universidade Federal de Santa Maria e Global E-Waste Monitor ONU Brasil.

Ficou com dúvidas, entre em contato conosco, podemos lhe ajudar a entender mais sobre a importância da separação e destinação correta dos resíduos, tanto da sua casa como de seu empreendimento.

Deixe seu comentário

Sobre Nós

A Carbono presta consultoria ambiental personalizada, para atender as demandas ambientais de seu negócio.

Posts Recentes

Siga-nos