Conforme dados do Detran no Brasil existe 1 carro para cada 4 habitantes. Com isso os serviços prestados por oficinas mecânicas vêm aumentando, seja para manutenção dos veículos ou para reparos. De modo geral as principais atividades desenvolvidas pelas oficinas mecânicas são: troca de óleo e lubrificantes; trocas e regulagem de peças automotivas; troca de baterias; troca e conserto de pneus; solda e desmontagem/montagem de veículos e motores; pintura automotiva; dentre outros serviços de manutenção em geral (suspensão, ar-condicionado, escapamento, direção hidráulica, sistemas de injeção, freios, motores etc.).
Alguns destes serviços prestados nas oficinas mecânicas podem causar impactos ao meio ambiente. Estes impactos podem ter origem nos efluentes, resíduos sólidos, emissões atmosféricas e ruídos gerados nas suas atividades. Portanto, para evitar ou minimizar os impactos, devem ser adotadas algumas medidas adequadas, baseadas em normas legais ou técnicas e nas boas práticas da área, como a execução dos serviços em áreas abrigadas da chuva a adoção de caixa separadora água e óleo e pisos impermeáveis com caimento adequado, dentre outras.
Então a fim de regulamentar a atividade de “Oficinas Mecânicas” a Resolução CONSEMA 372/2018, definiu a necessidade de realização do licenciamento ambiental da atividade no estado do Rio Grande do Sul. Consulte se a oficina mecânica que você costuma levar seu carro é licenciada. Caso tenha ficado com alguma dúvida a respeito desse assunto para o seu negócio, entre em contato conosco, contamos com uma equipe técnica especializada para te ajudar.
