Eventos são por natureza acontecimentos que interessam a muitos pessoas, além de proporcionarem entretenimento aos seus usuários, gerando como consequência o aumento no consumo de alimentos e bebidas, sobressaindo o descarte de embalagens, na sua maioria, feitas de papel, alumínio, vidro e plástico, além de resíduos orgânicos e sanitários. Torna-se necessária, portanto, a gestão de resíduos em eventos.
Com a Política Nacional de Resíduos Sólidos- (PNRS) de 2010, passou a ser exigido que os grandes geradores de resíduos, que incluem também os locais de realização de eventos, tomem medidas para diminuir o impacto ambiental dos resíduos sólidos no meio ambiente. Medidas que vão desde cessar ou diminuir a geração até a destinação ambientalmente adequada dos resíduos.
Por mais que se tome medidas para diminuir a geração de resíduos, eles serão produzidos. Mas o que fazer com eles? Deve-se realizar a triagem e segregação dos resíduos recicláveis dos não recicláveis.
A dica é utilizar um espaço no local do evento para se realizar todo o trabalho de separação, sendo está uma central de gerenciamento de resíduos sólidos. Além de ser uma ação sustentável, auxilia no controle de odores e pragas no loca e com a segregação correta, permite que estes resíduos apresentem valor econômica.
A CARBONO já atua na Gestão de Resíduos em Eventos e pode te ajudar a promover um evento mais sustentável e diminuir seus custos com a gestão dos resíduos.